skip to Main Content
+258825099720 info@arazambeze.gov.mz

A Bacia Hidrográfica do Zambeze (linkar esta palavra)tem uma área de 1 380 000 km2 repartindo-se por oito países da África Austral:Zâmbia; Angola; Namíbia; Botswana; Zimbabwe; Malawi; Tanzânia e Moçambique. Em Moçambique, a área da bacia hidrográfica do Zambeze é cerca de 144 500 km2, cobrindo toda a província de Tete e parcialmente as províncias de Manica, Sofala e Zambézia e uma porção da província de Niassa (Lago Niassa).

 

O maior aproveitamento hidráulico na Bacia do Zambeze é a barragem de Kariba(linkar esta palavra), que tem uma albufeira com capacidade de armazenamento máxima de 180 Kmᶟ de água, constituindo o 3º maior reservatório artificial do mundo e o 2º em África. Situa-se no troço do médio Zambeze que separa o Zimbabwe da Zâmbia e é gerida pela ZRA – Zambezi River Authority(linkar esta palavra).

 

O outro grande aproveitamento hidráulico é a barragem deCahora Bassa(linkar esta palavra), situada no troço terminal do médio Zambeze, com capacidade máxima de armazenamento de água 63 Kmᶟ, sendo o 12º maior do mundo e o 5º de África.

Back To Top