skip to Main Content
+258825099720 info@arazambeze.gov.mz

Esta rede permite o monitoramento do regime dos escoamentos na bacia, através de medições dos níveis hidrométricos/Caudais líquidos. Nível hidrométrico é o nível superficial da água de um curso, rio, lago ou albufeira, em relação à uma determinada referência. As réguas são referenciadas perfeitamente a um Marco de Referência (MR) suficientemente protegido contra eventuais danos naturais como cheias, deslizamentos de terreno, ou artificiais como depredações.

As leituras hidrométricas são feitas diariamente às 06:00h, 12:00h e 18:00h através de um leitor e transmitidas à ARA-Zambeze.

Os níveis hidrométricos são usados para várias finalidades, desde a estimativa do caudal, aviso de cheias, delimitação de áreas inundadas, projectos de infra-estruturas hidráulicas, captação de água, etc.

A rede de observação hidrométrica da ARA-Zambeze é composta por 113 estações hidrométricas convencionais distribuídas estrategicamente pela Bacia do Zambeze. Das 113 estações, 9 são estações telemétricas que permitem a recepção de dados hidrológicos em tempo real, através de leituras em intervalos predefinidos enviadas automaticamente ao servidor dedicado a ARA-Zambeze

Rede De Estações Hidrométricas Da Bacia Do Zambeze
ADCP M9 Usado Na ARA Zambeze
Screenshot 1
Estação Hidrométrica Instalada Sobre O Pilar De Uma Ponte
Screenshot 2
Medição De Caudal Através De ADCP M9 No Rio Zambeze Em Zumbo
Screenshot 3
Back To Top