skip to Main Content
+258825099720 info@arazambeze.gov.mz
22 De Março – Dia Mundial Da Água

22 de Março – Dia Mundial da Água

Anualmente, no dia 22 de Março é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 21 de Fevereiro de 1993, com o objectivo de alertar a população mundial sobre a preservação dos bens naturais e sobretudo da água.

Neste ano o lema do dia é ÁGUA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Um tema que exige uma reflexão profunda, face a degradação que este precioso e vital recurso vem sofrendo, bem como mudança de comportamento e adopção de estratégias para maior preservação da água.

A água é um recurso natural essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos do planeta. A espécie humana utiliza-a de diversas formas, dentre elas podemos destacar o uso para higiene pessoal, produção de alimentos e consumo directo. Diante disso, podemos afirmar que, além da disponibilidade de água é essencial que ela seja de qualidade.

Diante da importância da água para todos os seres vivos, é essencial que se elabore políticas públicas para a conservação dos recursos hídricos, pois, embora a água seja um recurso natural renovável, a água própria para consumo pode esgotar-se. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), mais de um bilião de pessoas no mundo não tem acesso a um sistema de abastecimento de água adequado.

Nesse sentido a ARA-Zambeze vem construindo represas de modo a reter grandes quantidades de água para abastecimento as comunidades que enfrentam a escassez deste líquido, para usos agrícolas, industriais ou regularização de um caudal. Esta medida vem beneficiando sobremaneira as comunidades no desenvolvimento de suas actividades diárias e de subsistência.

   

                                                    Imagens da Represa de Marara                                              

 

No entanto, a conservação dos recursos hídricos não é papel apenas dos governos, o sector privado e a população em geral também têm responsabilidade sobre isso. É essencial que as indústrias busquem formas de consumo sustentável da água em suas actividades e formas adequadas de descarte dos resíduos produzidos, evitando a contaminação dos corpos d’água. A população também deve buscar o consumo consciente dela. Atitudes simples, como as descritas a seguir, podem contribuir para a sua conservação:

  • Não deixar a torneira aberta enquanto escovar os dentes ou colocar sabão na louça;
  • Diminuir o tempo de duração do banho e manter o chuveiro fechado enquanto o corpo é ensaboado;
  • Reutilizar a água de sua casa para actividades como lavar o carro;
  • Lavar veículos com balde de água;
  • Verificar se há vazamento em canos, torneiras e descargas.
Back To Top