
Monitoria da Época Chuvosa 2019/20 (Período: Outubro, Novembro e Dezembro de 2019)
Por forma a garantir um bom monitoramento e avaliação contínua da situação hidroclimátológica da bacia do Zambeze a ARA-Zambeze tem compilado dados para manter informados todos interessados pela situação hidrológica da bacia.
Refira-se que nos últimos três (3) meses de 2019 (Outubro, Novembro e Dezembro – OND) em todas as estações, conforme imagem a seguir, os níveis hidrométricos encontraram-se abaixo dos seus níveis de alerta, com tendência a baixar.
O período em análise foi caracterizado por chuvas Normais, com a excessão das estações de Chifunde, Zumbo e Morrumbala que foram classificadas como moderadamente secas e a estação de Tsangano que foi moderadamente húmida.
Os escoamentos observados na bacia foram Abaixo do Normal. Todas as estações registaram níveis abaixo dos seus níveis de alerta, o que resultou em um Risco Baixo de Inundações. Em termos de impactos, não foram registados impactos significativos.
No mês de Outubro de 2019 a estação de Tsangano registou um total de cerca de 76mm de precipitação, enquanto que em Novembro as estações de Muze, Furancungo, Manje e Zóboè registaram chuvas acumuladas acima de 100mm, com destaque para Zóboè com cerca de 200mm. De Outubro até finais de Dezembro o destaque vai para Zóboè e Tsangano que acumularam cerca de 370mm de precipitação.
Comportamento das Albufeiras de Montante
Comportamento da Albufeira de Cahora Bassa
−O caudal Afluente é de 1109,80m3/s, e o caudal Efluente está na ordem de 1894,50m3/s;
−A cota é de 320,37 m com tendência a baixar ligeiramente;
−O nível actual de enchimento é de 73.22%.