skip to Main Content
+258825099720 info@arazambeze.gov.mz
Avaliação Do Período De Estiagem Abril-Maio De 2019

Avaliação do Período de Estiagem Abril-Maio de 2019

Durante o período em análise, ao longo da bacia houve registo de chuvas fracas dispersas, e o período foi considerado Normal. Alguns distritos  foram caracterizados como Moderadamente Húmidos (Macanga e Furancungo) e como Moderadamente Secos (Fíngoé e Chifunde) (figura 2.2.6.2a).

Com o fim da época chuvosa 2018/19, durante o 2º trimestre, a bacia do Zambeze registou escoamentos Normais nos rios Luia e Luenha. Acima do Normal no rio Zambeze em Zumbo, Tete e Caia e no rio Revúbuè. Porém, o rio Chire prevalece com escoamentos Abaixo do Normal.

Nos meses de Abril e Maio de 2019, os caudais afluentes à albufeira de Cahora Bassa oscilaram entre 1044 e 3.299m3/s com tendência a reduzir, e até o final de Maio rondavam aos 1.435m3/s. Devido a redução dos caudais de montante, provenientes das Repúblicas da Zâmbia e do Zimbábwè, bem como as restrições na produção de energia na barragem de Kariba, as afluências à albufeira de Cahora Bassa  poderão continuar a reduzir (figura 2.2.6.2b)., não obstante, ao longo do rio Zambeze, estará garantida água para o desenvolvimento das actividades sócio-económicas até ao final do presente ano.

mapa estiagem

Durante o 1º semestre, foram iniciados trabalhos de consultoria para calibração do Sistema de Aviso Prévio na Bacia do Zambeze cujo término está previsto para Novembro do presente ano.

Back To Top