ARA-Zambeze expõe na FACIM-2017

Stand da exposição da ARA-Zambeze na 53ª edição da FACIM 

 

Sob o lema: O Zambeze, Bacia estratégica para o desenvolvimento de Moçambique, a ARA-Zambeze participou como expositora na 53ª edição da Feira Internacional de Maputo, que teve lugar de 28 de Agosto a 03 de Setembro de 2017, em Marracuene.

 

O principal objectivo do stand da instituição era dar a conhecer o potencial da Bacia Hidrográfica do Zambeze, tendo por isso espelhado o potencial hidroeléctrico, mineiro, para agricultura, pesca, consumo humano, a biodiversidade e como tem vindo a ser usufruídos pelos utentes de água bruta da Bacia.

 

Também retratou o monitoramento hidrológico da seca 2015/2016 na bacia do Zambeze, por sinal o mais seco dos últimos 35 anos, com impactos socioeconómicos consideráveis devido a indisponibilidade de água para as actividades. 

 

Outro marco importante da Bacia do Zambeze exposto na feira foi o Sistema de Previsão de Cheias. Com o sistema é possível prever em até 3 dias uma aproximação razoável do que seriam os caudais esperados. O modelo vem para responder a necessidade de informação hidrológica atempada e fiável às populações em zonas de risco, contribuindo para a redução dos impactos negativos causados pelas cheias.