Avaliação da Época de Estiagem 2017 no período Abril a Maio

Situação actual de estiagem no rio Revúbuè


O período de Estiagem Abril-Maio 2017 foi caracterizado por chuvas em regime fraco, tendo sido Normal, com excepção do Distrito de Marávia que foi Moderadamente Seco. No mesmo período, escoamentos Abaixo do Normal foram observados no curso principal do rio Zambeze em Zumbo e Tete, e espera-se que essa tendência prevaleça até o mês de Setembro.


A severidade da estiagem nos rios Zambeze e Chire, determinada pelo défice de escoamento através da estimativa do volume total de água situado abaixo do caudal limite mínimo de estiagem (Q90), conforme ilustra a figura 1, ilustra que o rio Chire registou um défice maior, estimado em cerca de 926 milhões de metros cúbicos (Mm3), seguido pelo rio Zambeze em Zumbu e Caia com cerca de 765 e 254Mm3, o que poderá afectar a disponibilidade de água para as actividades socioeconómicas.

Contudo, dado o nível actual de enchimento da albufeira de Cahora Bassa (69.9%), estará garantida a disponibilidade de água para o desenvolvimento de actividades sócio-económicas à jusante;

Figura 1: Défices de escoamento cumulativo nos rios Zambeze em Zumbu e Caia, e Chire até Maio de 2017

 

Levantamento topográfico sobre o rio Sanangue para caracterização da secção transversal e estimativa do caudal líquido 

 

Observação da evaporação na Sede da ARA-Zambeze