Avaliação da Época de Estiagem 2017 no período Junho a Setembro

O período de Estiagem Junho-Setembro de 2017 foi caracterizado por ocorrência de chuvas fracas dispersas, tendo sido Normal. No mesmo período, escoamentos Abaixo do Normal foram observados no curso principal do rio Zambeze em Zumbu, Tete e Caia (figura 1), e espera-se que essa tendência prevaleça até o mês de Novembro, onde se espera as primeiras chuvas da época chuvosa 2017/18.

Ler mais...

ARA-Zambeze expõe na FACIM-2017

Stand da exposição da ARA-Zambeze na 53ª edição da FACIM 

 

Sob o lema: O Zambeze, Bacia estratégica para o desenvolvimento de Moçambique, a ARA-Zambeze participou como expositora na 53ª edição da Feira Internacional de Maputo, que teve lugar de 28 de Agosto a 03 de Setembro de 2017, em Marracuene.

Ler mais...

Lago Niassa: um desafio para a ARA-Zambeze

 

No âmbito de suas competências organizacionais a ARA-Zambeze responde pela gestão da bacia hidrográfica do Zambeze, que em Moçambique cobre na totalidade a Província de Tete e parcialmente as Províncias de Manica, Sofala, Zambézia e Niassa (o Lago Niassa).


Nesse sentido, esforços vem sendo acrescidos pela instituição de modo a monitorar as actividades desenvolvidas no lago. O objectivo é de cadastrar todos os utentes de água bruta, de modo a inseri-los numa base de dados para que haja informação registada sobre os utentes, seus usos e finalidades, assegurando água para todos e para os futuros utentes; bem como licenciar as actividades.

Ler mais...

ARA-Zambeze participa do Workshop do Plano Estratégico da Bacia do Zambeze e ZAMWIS-DSS

1ª Reunião do Comité de Acompanhamento dos Projectos do Plano Estratégico Regional da Bacia do Zambeze, ZAMWIS-DSS e 3ª Reunião da ZAMSCOH, Dar Es Salaam, Tanzânia

 

Decorreu no passado mês de Julho, em Dar Es Salaam - Tanzânia, a 1ª Reunião do Comité de Acompanhamento dos Projectos do Plano Estratégico Regional da Bacia do Zambeze, ZAMWIS-DSS, que contou com a participação dos oito países gestores da Bacia Hidrográfica do Zambeze (nomeadamente: Zâmbia, Angola, Namíbia, Botswana, Zimbabwe, Malawi, Tanzânia e Moçambique).

Ler mais...