Qualidade da água

O monitoramento da qualidade de água visa detectar anomalias da qualidade de água permitindo a tomada de medidas preventivas ou correctivas para que os impactos negativos aliados à sua deterioração sejam minimizados. Deste modo, assegurando essencialmente o balanço entre o equilíbrio ambiental e a vida dos ecossistemas aquáticos, e por conseguinte, a protecção dos recursos hídricos, tanto superficiais como subterrâneos.

A monitoria de águas superficiais é garantida através de uma rede de amostragem da qualidade de água ao longo da bacia, compreendendo mais de 20 pontos de amostragem. Enquanto, em relação a águas subterrâneas é baseada numa rede de 35 furos de observação (rede piezométrica) localizada em locais de uso intensivo de águas subterrâneas (campos de furos de abastecimento de água nas Cidades de Tete e Quelimane). Em suma, a rede de monitoramento da qualidade de água superficial e subterrânea compreende:

 

  • 12 pontos de amostragem da água superficial;
  • 35 pontos de Amostragem de água subterrânea nos campos de furos de Nhartanda, Matema-Matundo, Chithatha (em Tete), Nicodala e Licuari (na Zambézia);
  • 9 pontos de amostragens de Efluentes (controlo de poluição de águas superficiais e subterrâneas): na índustria mineira, esquemas de irrigação e outras indústrias.

 

 

Mapa dos Pontos de Amostragem de Qualidade da Água

 

 

Quanto à frequência de amostragem, a A ARA-Zambeze realiza a amostragem da qualidade de água superficial e subterrânea ao longo da Bacia do Zambeze numa periodicidade mensal e trimestral. A monitoria e controlo da qualidade de água consiste na realização de várias acções, das quais destacam-se as seguintes:

 

  • Amostragem da qualidade de águas superficiais e subterrâneas;
  • Controlo da poluição (caudais efluentes na bacia: empresas mineradoras, industrias, irrigantes, etc);
  • Análise das amostras da qualidade de água,
  • Análise e interpretação dos resultados das análises,
  • Divulgação dos resultados para os utentes em forma de boletins ou relatórios;
  • Acções de sensibilização dos utentes sobre boas praticas ambientais.

 

As análises podem ser efetuadas tanto no local (in situ), como no Laboratório de Qualidade de Água, cito nos escritórios sede da ARA-Zambeze, na Cidade de Tete, usando um espectrofotómetro DR 2800. Nas análises efectuadas no local, são usados uma sonda multi-paramétrica de marca HNNA HI 9898 e Turbidímetro 2100Q.

 

Análise de uma amostra no Laboratório da ARA-Zambeze

 

 

Kit de aparelhos usados para análise de qualidade de água no local

 

 

Analíse da Qualidade de Água no Local por Técnicos da ARA-Zambeze

 

 

Durante o monitoramento de qualidade de água são monitorados mais de 20 parâmetros, dentre físicos e químicos, bem como os metais pesados: 

 

 Parâmetros Físicos  Paramétros Químicos   Metais  
 Temperatura  Nitrito  Cobre
 Condutividade de Eléctrica  Nitrato  Ferro
 PH  Cloro  Crómio
 Oxigénio dissolvido  Sulfato  Arsénio 
 Sólidos totais dissolvidos  Fosfato  
 Potencial redox fosfato  Dureza total  
 Salinidade  Alcalinidade total